Profissão Publicitária

PROFISSÃO PUBLICITÁRIA: O 1° período a gente nunca esquece

março 29, 2018

Vou contar pra vocês como foi o meu 1° período na universidade. Pra quem não sabe, eu curso comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, na Universidade Estácio de Sá e atualmente estou no 5° período.

Eu contei tudo isso em vídeo também, se preferir é só rolar a tela, o vídeo está no final desse post.


Eu acho muito interessante contar pra vocês como foi o meu primeiro período, já que foi um semestre decisivo, porque que me fez entender o que eu realmente queria. E essa é uma dica importante, dediquese ao máximo no 1° período da faculdade, assim, você poderá tomar a decisão correta pra sua carreira.


Em 2016, ingressei na universidade e estava super empolgada com essa nova fase da minha vida.
Tive seis disciplinas nesse 1° período, foram elas: Comunicação Empresarial Integrada; Introdução às Profissões de Comunicação; Introdução à Fotografia; Fundamentos das Ciências Sociais; Planejamento de Carreira; Língua portuguesa.

Lembro que na primeira aula, eu estava muito nervosa, pois eu sabia que iria ter que me apresentar para uma turma que deveria ter em média 100 pessoas. Nesse 1° período as disciplinas eram ministradas para estudantes de jornalismo e publicidade, todos juntos. Gostei muito de todas as disciplinas, mas o que contribuía para deixar as aulas ainda mais interessantes eram, sem duvidas, os professores.

Uma das disciplinas que mais me chamou a atenção foi a de Introdução às Profissões de Comunicação. Como o próprio nome já sugere, a disciplina se trata de um apanhado geral de como funciona uma agência de publicidade e uma redação jornalistica.  A disciplina promove uma imersão à essência dessas profissões (publicitário e jornalista), e isso contribuiu muito com a minha decisão de prosseguir com o curso,  e eu tive certeza que eu realmente queria isso. Além disso o professor que ministrou essa disciplina também foi o professor favorito do semestre, um ótimo docente que me ensinou e me inspirou a também querer ser uma docente, ideia que jamais passou pela minha mente, diga se de passagem. 


Isso me fez perceber a importância que um bom mestre tem em nossas vidas, quando temos bons professores nenhum disciplina é desinteressante, o bom professor nos incentiva a descobrir o nosso potencial. Por isso dê valor ao seu professor, mesmo se você ainda estiver no colégio. Tire o máximo de proveito dele, ele não vai estar com você pelo resto da vida. Bom, vocês já sabem qual foi a minha matéria favorita. Agora eu vou falar um pouco das outras disciplinas.

Comunicação empresarial integrada: essa disciplina tem uma ênfase em relações públicas, ela fala sobre posicionamento estratégico, também fala sobre comunicação corporativa, comunicação organizacional e comunicação institucional.

Fundamentos das ciências sociais: essa disciplina fala sobre os fenômenos sociais, estudamos a sociedade e a cultura, falamos sobre temas da Sociologia como, formação cultural, diversidade étnico-racial, globalização, exclusão social, etc. É uma matéria bem interessante, porém o seu interesse por essa matéria vai depender muito de como o professor ministra essa disciplina.

Introdução à Fotografia: essa disciplina fala mais sobre teoria do que sobre domínio prático. Falamos sobre os conhecimentos básicos e essenciais na área da fotografia, sobre as vertentes conceituais, técnica, estética, história da fotografia, equipamento fotográfico e linguagem fotográfica.

Língua portuguesa: essa é uma disciplina obrigatória para todos os cursos na minha universidade. Fala sobre fala, escrita, norma culta, variação e alguns outros tópicos gramaticais relevantes.

Planejamento de Carreira: essa também é uma disciplina obrigatória para todos os cursos na minha universidade. Ela orienta o estudante a planejar a sua vida acadêmica, pessoal e profissional. Fala sobre a vida universitária, métodos de estudos, planejamento financeiro, gestão de carreira, inovação, criatividade e empreendedorismo.

Bom, e no final desse semestre eu pude ter certeza do que eu queria estudar. Eu realmente amo o meu curso.



Se você tiver alguma dúvida sobre o curso, pode deixar suas perguntas nos comentários. Compartilhe esse post  com os seus amigos que estão pensando em cursar comunicação social, jornalismo ou publicidade e propaganda.

Você também pode gostar

0 comentários

Seguidores