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O que é a mídia out of home?

novembro 03, 2017

Kelsen (2010), um dos maiores especialistas do setor, afirma que a mídia digital out of home (OOH) é a "quinta tela". A OOH frisa alcançar os consumidores em seu cotidiano. A comunicação pode ocorrer em momentos de espera, quando o consumidor está carente de algum atrativo para amenizar sua espera – como em ônibus, metrô, trens, postos de gasolina, lotéricas, etc. – ou no momento de sua decisão de compra, podendo influenciá-la de forma significativa – como em redes de supermercados, lojas de departamento, vitrines, etc.




A OOH surgiu no Brasil por volta de 2003, com a instalação de monitores de LCD em supermercados, shopping centers, restaurantes e maternidades. À medida que seu potencial foi sendo reconhecidas, as telas também passaram a serem instalados em outros locais. A OOH oferecendo programação segmentada de acordo com o perfil de público e seu contexto, além do seu custo reduzido, tornou-se atrativa a academias, panificadoras, farmácias e outros estabelecimentos do pequeno e médio porte, para divulgação de lançamentos, serviços e promoções. O segmento tem tido significativo crescimento no contexto brasileiro, especialmente nos últimos anos. O crescimento do setor também está diretamente ligado ao digital que amplia as possibilidades de interação. Pela primeira vez, temos um modelo não intrusivo, onde o conteúdo que está sendo visto não é interrompido por um comercial.


A quinta tela tem um conteúdo próprio como, por exemplo, permanecer focado na principal informação a ser transmitida, não misturando muitos serviços ou produtos. As imagens são utilizadas para comunicar conceitos. O papel fundamental para OOH é, portanto, permitir que as marcas se conectem com os consumidores em todos os sentidos, apresentando a mensagem certa, no momento certo, no lugar certo. Porém, o maior desafio é achar o conteúdo adequado para cada momento do consumidor.

Algumas vantagens da mídia OOH:

Custos: O investimento nesse tipo de mídia é praticamente nulo comparado a outros meios mais tradicionais.;

Oportunidades: A mensagem pode ser colocada nos momentos oportunos e sua substituição é relativamente rápida.

Maleabilidade: Pode ser utilizada em uma extensão nacional, em uma cidade ou apenas em um bairro.

Impacto, ação rápida e constante: Impressiona pelo tamanho e pelas cores. Por ser uma mídia que passa a informação de maneira objetiva, as pessoas captam melhor a mensagem. Como as pessoas geralmente circulam diariamente pelas mesmas ruas, faz a ação ser constante.

Massificação: Atinge todos os segmentos na mesma proporção. Mídia com penetração abrangente.

Fixação: Em geral, as pessoas circulam pelos mesmos locais diariamente e veem as placas repetidamente. A mensagem concisa breve facilita a memorização.

A mídia OOH pode ser uma solução acessível aos pequenos empresários, dada sua boa relação custo-benefício. As agências já começaram a entenderam que os meios digitais OOH não são mais uma opção, mas sim, um pilar essencial para a continuidade e sustentação publicitária da marca de seus clientes assegurando que o anúncio atinja o público durante as atividades do dia-a-dia.

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