The Person's Talk

THE PERSON'S TALK: O futuro das escolas brasileiras.

setembro 15, 2017

A maneira como aprendemos e adquirimos conhecimento vem mudando nos últimos anos, tudo graças à tecnologia. A informação se encontra acessível, a distancia de um clique. É infinita a quantidade de cursos e atividades de aprendizado online que temos a disposição. Nesta perspectiva, o questionamento que surge é: qual será o futuro da educação?


Não é preciso ser um especialista para perceber como o sistema tradicional de ensino é primitivo e falho, como resposta basta observar as pesquisas sobre evasão escolar no Brasil. E uma das principais causas para o abandono dos estudos é a falta de interesse. O sistema nos forma para ser o empregado, para seguir ordens. Estudantes ainda são vítimas de coisas como: tarefas, hierarquias e um modelo de ensino generalizado e não adequado para a nossa forma de aprender.


O atual sistema nos convence de que não somos bons, não nos reconhecendo naquilo que temos de melhor, nos avaliando por um método antiquado, não ensinando a questionar as respostas prontas, não nos ensinando a sermos criadores. Não somos todos iguais, somos indivíduos, temos nossas dificuldades e nossas qualidades distintas que devem ser trabalhadas. Na escola, recebemos o mesmo tipo de conhecimento, do mesmo modo, independentemente de quem quer que sejamos. Cada indivíduo tem a sua demanda, e esse método de ensino acaba gerando desconforto e frustração, assim ocasionando a evasão escolar.


O ensino do futuro deverá não ser somente sobre aprender, mas sobre o que fazer com essa informação no mundo real. A tecnologia deve ser usada como um instrumento do dia a dia no ambiente escolar, como uma ferramenta de aprendizagem, mas não basta a tecnologia, é preciso a mediação do educador.


O professor do futuro precisará ter uma mentalidade diferente, capaz de integrar tais coisas. Com a quantidade de informação que temos nos dias atuais, o professor, exercer o papel de um curador, ele deve saber selecionar aquilo que realmente interessa ao aluno, professores são necessários para mostrar o caminho, mostrar o essencial. É importante reafirmar a importância da escola e do professor, cabe a eles não aprisionar os alunos na cotidianidade. O desafio é tirar proveito da tecnologia da informação para cumprir com sucesso o compromisso com a educação brasileira.

Você também pode gostar

0 comentários

Seguidores