Profissão Publicitária

PROFISSÃO PUBLICITÁRIA: O surgimento dos meios de comunicação

setembro 11, 2017

Em posts como esse, irei abordar temas sobre a comunicação e outros assuntos que envolvem a profissão de comunicador, seja ele um jornalista ou um publicitário. 

Com o surgimento da escrita o homem busca, cada vez mais, desenvolver maneiras de expandir o conhecimento e criar novas tecnologias. Os meios de comunicações têm evoluído consideravelmente, proporcionando a proliferação do conhecimento e da comunicação.


Segundo a "Teoria da Comunicação", o emissor é aquele que emite a mensagem e, por sua vez, o receptor é aquele que a recebe ­­­e a decodifica. O "canal de comunicação" aponta o local, ou o meio pelo qual a mensagem será enviada para o receptor. Assim, os meios de comunicação social se aproximam do “canal”, na medida em que ele representa o veículo entre o emissor e o receptor, que pode ser linguagem escrita, sonora, audiovisual.


A cultura de massas é uma cultura que pela sua facilidade é acessibilidade a toda a população, ela é típica das sociedades industriais do século XX. Pelo seu sucesso, influenciaram e transmitiam valores e modos de estar que se fomentaram como padrões culturais. Os meios de comunicação foram indispensáveis para o aperfeiçoamento da sociedade capitalista.

A disseminação do ensino criaram situações favoráveis para o desenvolvimento da imprensa. Logo, a imprensa tornou-se acessível. O livro (conhecimento) deixou de ser um símbolo das elites. Outra mudança criada pelos mídia foi a propaganda política. O governo servia-se dos meios de comunicação, para convencer e manipular a opinião pública.


Assim, considero que os meios de comunicação colaboraram na implantação dos regimes totalitários, na consolidação de novos estilos de vida, novos valores, na cultura da massificação. Estes meios desempenham uma grande influência sobre o entendimento da população, é visível a evolução e as suas influências sobre a sociedade. Os meios de comunicação de massa possuem diversas perspectivas diferentes, convém a cada individuo examinar e criticar aquilo que nos é dado como informação, não se deixando controlar pelo domínio que a mídia exerce.

Você também pode gostar

0 comentários

Seguidores